quinta-feira, 17 de abril de 2008

Brasília: a ilha

Sobre minha visita ao Distrito Federal, cada vez que vou à Brasília tenho a impressão de entrar em uma ilha. A Ilha do Poder. Nas primeiras horas na capital do Brasil encontrei com os ex-prefeitos e atuais deputados federais Paulo Maluf e Luisa Herondina. Eles governaram a principal capital metropolitana do país. Deslumbrei-me com tal “poder”. Ao Maluf quis fazer algumas perguntinhas, mas minha descrição não permitiu.

Passei por vários senadores, alguns daqueles que parece impossível conhecer, estive ao lado do ACM Neto. Certamente perguntaria se ele acha que após a morte as pessoas se tornam santas. Uau! Todos que vejo quase todos os dias no Jornal Nacional. Vale lembrar que no caminho de ida para o Distrito Federal encontramos com o Marconi Perillo, senador do PSDB por Goiás, que a noite estava nos principais jornais de TV do país.

No segundo dia subi algumas escadas junto com o José Genuíno. Ah que vontade de perguntar! Talvez poderíamos começar falando de marcas de cuecas. Visitei as redações da rádio e TV Câmara, rádio e TV Senado, Agência Brasil e das rádios Executiva e Nacional. Fiquei imaginando que dali sai informações para todo o país. De certa forma, são alguns dos veículos que pautam a imprensa nacional.

Bom, um outro fator importantíssimo naquela cidade é o planejamento. É a lógica. Me perdi muito. Andei muito. Xinguei muito também. Mas, temos que admitir: Brasília é um lugar que, depois de acostumado, é organizado. As vias têm bom asfalto, e por isso, os carros correm muito, porém tem muitos radares, espero que não tenhamos sido fotografados por algum.

No fim, o que ficou foram muitos risos, trabalho conquistado, tempo perdido e a certeza de que o poder mora aqui ao lado.

Um comentário:

Fred Leão disse...

Encontrar certas pessoas no Congresso pode, como diria Roberto Jefferson, "despertar os instintos mais selvagens".