sábado, 12 de abril de 2008

Sobre o filme "Turistas"

Acabo de assistir ao filme “Turista”, gravado aqui no Brasil, e motivador de ódio em alguns patriotas. Confesso, estou atrasado nesta discussão. Mas, há pouco tempo retornei a minha vida cinéfila ativa. O vídeo mostra uma realidade que muitos vivem e poucos conhecem, mas que acontece sim em nosso país.

Em muitos lugares não existem policiamento. Quem pode, manda! Quem tem juízo, e medo da morte, obedece. A pobreza é uma deficiência econômica muito grande em nosso país. Simbolicamente o trafico de órgãos se apresenta no filme, precisamos lembrar que as drogas matam muitos todos os dias, a fome manda muitos pais de família para a cadeia, e etc.

Em relação ao sexo, bebidas e praias. Nós mesmos construímos esta imagem lá fora. O governo é responsável também por colegas de outros países pensarem que nossas mulheres são altamente contagiadas pela prostituição. Há sim, no filme, um exagero tradicional do cinema. Não podemos confundir as coisas. Este tipo de longa-metragem existe todos os dias.

Tentando analisar como o roteirista, a historia narra jovens em buscar de aventuras e prazer, em um país com muita riqueza, mas que não vão usufruir dela. É como uma versão de “Albergue”. É o americano que joga com as pessoas em “Jogos Mortais”. Assistimos o tempo todo. E nos deliciamos.

É fato que no Brasil acontecem poucas gravações internacionais. E é muito ruim para nós que quando aconteçam seja desse modo. O cinema?! É criação. É loucura.

Alunos da USP divulgam vídeo no You Tube e emplacam programa no Multishow

Sete universitários da Escola de Comunicações e Artes da USP de 19 a 24 anos publicaram, no site You Tube, um vídeo criado em 2006 que refilmou uma cena de "Matrix" na Cidade Universitária. O filme fez sucesso e chamou a atenção da produtora Maria Bonita, fornecedora de conteúdo para a TV Multishow.

Ela os convidou para "formar um laboratório experimental" em busca de "uma linguagem diferente". Essa parceria resultou no “Os Cromossomos”que vai ao ar amanhã, ás 19h, na emissora de TV. Por enquanto você pode curtir aqui o vídeo publicado no You Tube.


Igreja Católica abre brecha para apoio a políticas anti-Aids

A igreja católica deve mudar sua postura nos próximos anos. A CNBB – Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil produziu um documento, porém, não detalha medidas nem menciona uso de preservativo, que sempre foi criticado pela Igreja Católica. O texto, intitulado “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil", não divulgado oficialmente, e reúne quais diretrizes vão nortear igreja no país até 2010 e também aborda ecologia e economia.

Este documento acena pela primeira vez com a possibilidade de a igreja apoiar "políticas governamentais" de combate à Aids, mas sem detalhar essas quais medidas. O governo federal tem na campanha pelo uso de preservativos uma de suas políticas de prevenção contra a Aids e doenças sexualmente transmissíveis.

Hit "Miss Eixão"

O jingle do concurso "Miss Eixão", promovido pela TV Record Goiás, a música tema foi criado por Alex Medrado.


sexta-feira, 11 de abril de 2008

Começou hoje a 3ª Edição do Bazar Sophistiqué

O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de Abril, das 10hs às 21hs, no Centro de Convenções de Goiânia.



Isso, isso, isso! Chaves “derruba” Aqui Agora

Mais uma vez a série Chaves substitui um telejornal do SBT. A grade de programação a partir de segunda-feira (14/04) não inclui o telejornal Aqui Agora.

Silvio Santos já havia deixado claro à direção do Aqui Agora que os números de audiência não eram satisfatórios e que se eles se mantivessem no mês de abril o programa mudaria de horário ou deixaria a programação.

Algumas mudanças foram feitas, como a de apresentadores e até decretar o fim da participação semanal de universitários.

Com informações do Comunique-se.

Meio-irmão de Osama bin Laden lança relógio para aviadores

Um meio-irmão de bin Laden lançou na Europa o primeiro relógio de pulso a medir a velocidade real de uma aeronave. Você usaria?

Lula planeja trocar 10 milhões de geladeiras

Governo anuncia programa para famílias de baixa renda com o objetivo de substituir eletrodomésticos para economizar energia. Ministro de Minas e Energia quer "bolsa geladeira" para este ano, mas ainda não definiu os critérios e o custo total para o governo federal.

O chargista Alexandro Lima mandou bem:

Rita Lee quer BBB de políticos

Recebi esta notícia, por e-mail, da amiga e jornalista Carolina Skorupski:

No programa do Amaury Jr., a cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas idéias brilhantes, dignas do seu gênio criativo. Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu a seguinte sugestão: colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos ensaiados.

Toda semana o público vota e elimina um. No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país. Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos. Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor dos telefonemas que a casa receberia e ninguém mais precisará corromper empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação de cobrir o 'fundo de campanha'.

Instituto Dotis realiza aula inaugural com palestra de Carlos Alecrim

O Instituto Dotis - Educação Executiva & Carreiras, recém inaugurado em Goiânia e parceiro do Ibmec, promoveu ontem no auditório do Colégio Classe, a palestra Gerenciamento Estratégico de Carreira: Do Empreendedorismo a Euliderança. A conferência foi ministrada por Carlos Alecrim, gerente nacional de Programas Corporativos no Ibmec, e foi também a primeira atividade acadêmica do centro de ensino especializado em MBA. A aula inaugural do Instituto Dotis abordou o empreendedorismo, ressaltando a importância da euliderença, termo amplamente difundido no universo do gerenciamento estratégico de carreira.

A aula inaugural do Instituto Dotis contou também com a participação de Jorge Catalado, coordenador acadêmico nacional do Ibmec, e o professor Adriano Sousa Pereira, diretor acadêmico do Instituto Dotis. Nesse primeiro semestre, o Instituto Dotis disponibiliza dois cursos: MBA Executivo em Finanças e MBA Executivo em Gestão de Negócios.

É minha filha?

A jornalista Fabíola Reipert revelou em sua coluna na Folha On-Line que a mãe de Dani Bolina, do "Pânico", quase caiu dura quando viu as fotos da filha pelada na "Sexy".


Senadores dizem “não” ao terceiro mandato de Lula

O jornal Folha de São Paulo divulgou hoje uma enquête em que a maior parte do Senado Federal afirmou rejeitar a proposta de alterar a Constituição para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa disputar um terceiro mandato consecutivo em 2010. De 67 senadores que opinaram, 65 são contra sob o argumento de que a medida é "golpe" e "casuísmo".

Apesar disso, a maioria ouvida pela Folha nesta semana, 60% do total, é a favor de acabar com a possibilidade de reeleição e ampliar os mandatos -de quatro para cinco anos-, desde que só valha após 2010.

Aqui o link da matéria, mas só para assinantes do jornal paulistano.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Será a nova escola Base?

Trago para este blog uma discussão iniciada na Rádio Band News e abordada nos blogs dos meus amigos e jornalistas João Camargo Neto e Fred Leão. Numa entrevista concedida esta semana o jornalista e escritor Guilherme Fiúza, autor do livro “Meu nome não é Johnny”, revela já ter perdido um filho, que caiu do 8º andar e não resistiu aos ferimentos. Na época também enfrentou a suspeita de ter sido o culpado pela morte da criança.

Guilherme fala sobre como foi tratado pela impresa. É notória a tamanha repercussão do caso "Isabela". O jornal de maior audiência do país, Jornal Nacional da Rede Globo, é iniciado há quase 10 dias com chamadas sobre o caso. E sempre com a suspeita de que o pai matou a filha. Não estou fazendo a defesa dele. Porém, devemos tomar cuidado com o final dessa história, como alerta bem o escritor.

Aqui esta disponível a entrevista. Vale o clique.

Atriz pornô mostra ‘intimidade’ em campanha eleitoral pela prefeitura de Roma

Milly D'Abbraccio é uma das mais famosas atrizes do cinema pornográfico italiano e candidata à Prefeitura de Roma. Ela colou por toda a cidade 7 mil cartazes com a imagem de seu traseiro que incentiva os eleitores a votar em novos rostos e diz "basta com essas caras de c.".

As eleições municipais serão realizadas junto às gerais de 13 e 14 de abril para renovar, entre outros, a Prefeitura de Roma. Se for eleita, ela defenderá a criação de uma "cidade do amor" em Roma. Apesar de ter colado cartazes em vários bairros, a atriz disse que evitou a região do Vaticano, "porque não queremos incomodar”.

O que o Papa esta achando disso?

O apagão aéreo voou para os EUA

Esta no The New York Times hoje: “Crise aérea nos EUA: inspeção faz American Airlines cancelar mais de 1.000 vôos”.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Íris Rezende já tem nome definido para Secretaria de Cultura

Um importante peemedebista revelou com exclusividade, a este blog, que o prefeito Íris Rezende tem o nome definido do Secretário Municipal de Cultura, e deverá ser anunciado na próxima semana. Esta fonte esclareceu ainda que a pasta não vai sair do comando do PMDB.

Atualmente, Leopoldo Veiga Jardim ocupa a secretaria, desde que Cléber Adorno se desincompatibilizou para se candidatar a vereador no pleito deste ano.

Quarta-feira! Uma boa música para nossos ouvidos...

Está garotinha é nova na aréa e tem uma linda voz. Para saber mais sobre ela, veja esta entrevista no UOL Música.


terça-feira, 8 de abril de 2008

Lá e cá

O deputado Júlio da Retífica (PSDB) apresentou à Assembléia Legislativa de Goiás, Projeto de Emenda à Constituição tornando o Bioma Cerrado Patrimônio Estadual.

Vale lembra que existe um projeto em tramitação no congresso, de autoria do Deputado Pedro Wilson (PT), que trata deste mesmo tema, apenas com a diferença de que propõe que o cerrado e seja patrimônio nacional, e foi apresentado no congresso em 1999, salvo engano.

Sindicato dos Jornalistas pressiona justiça por aumento de salário

O Sindicato dos Jornalistas do estado de Goiás está pressionando o Tribunal Regional do Trabalho, sobre o julgamento de dissídio coletivo contra empresas de rádio e tv.

Os profissionais de comunicação ressaltam que é de fundamental importância a aprovação da cláusula 4ª, que diz: "CLÁUSULA 4ª – Os empregadores comprometem-se a reenquadrar funcionalmente seus profissionais jornalistas nas funções previstas no Decreto-Lei nº 972/69 e no Decreto nº 83.284/79. § 1º – O reenquadramento de que trata esta cláusula deverá ser feito em maio de 2007, com alteração dos respectivos contratos de trabalho. § 2º – A partir da vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho, os novos contratos de trabalho dos profissionais jornalistas respeitarão o disposto nesta cláusula."

A decisão agora fica com o Desembargador Gentil Pio de Oliveira.

Você pode não ter ouvido falar sobre deles, ainda!

Depois de RBD e High School Music, a próxima febre deve ser o trio Jonas Brothers. Formado pelos irmãos Kevin, 19, Joe, 17, e Nick, 14, o grupo lançou no ano passado o segundo disco, The Jonas Brothers.

Outra atração que deve se consolidar é Hannah Montana, da série de Walt Disney. Sem ser transmitida pela TV aberta já é conhecidíssima, e agora foi comprada pela Rede Globo.

Câmara Federal pode anular cassação do mandato por infidelidade partidária

A câmara federal, por meio da Comissão de Constituição e Justiça, prepara para votar projeto de decreto legislativo que anulará a resolução do TSE que garante os mandatos ao partido. Este projeto foi incluído na pauta de votações da Comissão hoje.

Se for aprovado, ele cancela as ações ajuizadas pelos partidos na Justiça Eleitoral para ter de volta os parlamentares que trocaram de partido. Fico muito triste, pois os nossos caríssimos deputados alegam que o Tribunal Superior Eleitoral não legislar por eles e através de resolução. Mas, nem por meio disso os senhores representantes do povo fazem.

É triste. Mas é verdade.

Ibope anuncia erro que tirou 3 pontos da Rede Globo

Um erro no sistema de informações de audiência do Ibope, na grande São Paulo, prejudicou a emissora Global. Esse permitiu levar três pontos que deveriam ir para o canal e deixar em outro servidor.

Por causa desta falha, diretores de programas como "Casseta & Planeta", "A Grande Família" e "Toma Lá, Dá Cá" estavam frustrados. Na semana passada estreou a programação 2008 do canal. Agora, com a detecção do problema o resultado é considerado mais ameno.

Eu, não sou daqueles que acreditam na teoria da conspiração a todo instante. Mas que é “curioso” esse erro, com a Globo perdendo sua hegemonia, ah é!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

domingo, 6 de abril de 2008

De Marcelo a Marcelo: a nova linguagem da televisão

Há três semanas estreou na Band o programa CQC – Custe o Que Custar, uma versão para os brazucas, comandada pelo jornalista Marcelo Tas. Eu, não perdi uma edição até hoje. Com uma crítica afiada, um humor rico e bons profissionais, ele marca um novo formato, pós Pânico na TV.


Também novato, nas telinhas da MTV do nosso “brasil sem porteiras”, o programa 15 Minutos apresentado por Marcelo Adnet, traz aos telespectadores uma idéia de vídeo publicado no You Tube. E um estúdio que dá impressão de um quarto.

Ambos conduzem os programas com muita espontaneidade, liberdade e dinamismo.