sábado, 12 de abril de 2008

Sobre o filme "Turistas"

Acabo de assistir ao filme “Turista”, gravado aqui no Brasil, e motivador de ódio em alguns patriotas. Confesso, estou atrasado nesta discussão. Mas, há pouco tempo retornei a minha vida cinéfila ativa. O vídeo mostra uma realidade que muitos vivem e poucos conhecem, mas que acontece sim em nosso país.

Em muitos lugares não existem policiamento. Quem pode, manda! Quem tem juízo, e medo da morte, obedece. A pobreza é uma deficiência econômica muito grande em nosso país. Simbolicamente o trafico de órgãos se apresenta no filme, precisamos lembrar que as drogas matam muitos todos os dias, a fome manda muitos pais de família para a cadeia, e etc.

Em relação ao sexo, bebidas e praias. Nós mesmos construímos esta imagem lá fora. O governo é responsável também por colegas de outros países pensarem que nossas mulheres são altamente contagiadas pela prostituição. Há sim, no filme, um exagero tradicional do cinema. Não podemos confundir as coisas. Este tipo de longa-metragem existe todos os dias.

Tentando analisar como o roteirista, a historia narra jovens em buscar de aventuras e prazer, em um país com muita riqueza, mas que não vão usufruir dela. É como uma versão de “Albergue”. É o americano que joga com as pessoas em “Jogos Mortais”. Assistimos o tempo todo. E nos deliciamos.

É fato que no Brasil acontecem poucas gravações internacionais. E é muito ruim para nós que quando aconteçam seja desse modo. O cinema?! É criação. É loucura.

Nenhum comentário: